"Que o remédio seja alimento, e que alimento seja remédio" - Hipócrates
Hello everyone! O Verão está mesmo a chegar e vários são os cuidados que devemos tomar com a nossa saúde. Para além de uma alta necessidade de hidratação, a nutrição não deve ser esquecida e muito menos substituida por uma má escolha de alimentos.
Confesso que estes últimos dias têm sido verdadeiros atentados à roda dos alimentos, mas como desculpa apresento as circunstâncias em que me encontrei que basicamente se traduzem na expressão de: "Comida de desenrasque".
Mas não perdendo o fio à meada, vou então deixar-vos algumas dicas e algumas curiosidades acerca de algumas frutas e vegetais:
Pêra Abacate
A pêra abacate é um fruto bastante calórico.O abacate é rico em vitamina E, gorduras monoinsaturadas, vitaminas, sais minerais e glutationa — um poderoso antioxidante.
Possui os seguintes minerais: magnésio, que é essencial à vida, ajuda no metabolismo da glicose e a nutrir os nervos e o cérebro; cálcio, que combate a osteoporose; ferro, que combate a anemia tanto em gestantes como em lactantes e ajuda a formar as hemácias; fósforo, que junto ao cálcio ajuda na mineralização dos ossos e nos neurônios, melhorando o raciocínio.
A forma do interior deste fruto parece-se com o útero de uma mulher grávida e coincidência ou não demora 9 meses a ser criado e ajuda durante a gravidez a prevenir um parto saudável.
A uva é uma grande fonte de carboidratos, importantes para o fornecimento de
energia para o corpo. Contém vitamina C, vitaminas do complexo B e
sais minerais como ferro, cálcio e potássio. A uva, principalmente as
escuras, possui ação antioxidante o que faz dela uma prevenção anticancerígena. A casca da uva possui uma substância
cardioprotetora chamada resveratrol, que ajuda no controle do
colesterol, na diminuição da formação de coágulos sanguíneos e na
prevenção da trombose.
A forma da uva parece-se com as ramificações do interior do coração e mais uma vez, coincidência ou não, demonstra as
suas propriedades nutricionais no controle de doenças cardiovasculares.
A cenoura é um dos maiores fornecedores de vitamina A para o nosso organismo.Com este super alimento cor de laranja você podemos então obter vitamina A e uma série de outros poderosos benefícios para a saúde, incluindo pele bonita, prevenção do cancro e anti-envelhecimento.
Mas a sua melhor qualidade provém mesmo da velha expressão: "as cenouras pôem os olhos bonitos”. As cenouras são ricas em beta-caroteno, que é convertido em vitamina A no fígado. Vitamina A é transformada em rodopsina na retina, um pigmento necessário para visão nocturna.Também está provado que o beta-caroteno protege contra a degeneração ocular e contra as cataratas. Um estudo descobriu que pessoas que comem cenoura têm 40% menor risco de degeneração ocular do que aquelas que consumiram pouco.
Cortando uma rodela de cenoura, reparamos que o seu interior se parece com o nosso olho , por isso, mais uma vez coincidência ou não, as suas propriedades são excelentes para a melhora da visão.
Gengibre
O gengibre é considerado uma das plantas medicinais mais antigas e populares do Mundo e é uma fonte de vitamina B6, cobre, magnésio e potássio. É indicado para programas de desintoxicação do organismo, além de ser considerado um poderoso anti-inflamatório pois ajuda na constipação, anti-coagulante sendo considerado um tónico cardíaco, antioxidante e anti-bactericida.
A sua forma parece-se com o nosso estômago por isso, a coincidência ou não da nossa mãe Natureza surge novamente dado que o gengibre é considerado um grande aliado na dieta alimentar pois estimula a digestão, acelera o metabolismo e auxilia na queima de calorias.
Noz
A noz é um dos frutos secos mais favoráveis à nossa saúde. Contém grandes quantidades de omega-3, vitamina E e B, magnésio, fibras e minerais e proteínas.
É também um fruto antioxidante e portanto ajudam o organismo a defender-se de várias doenças como o cancro e ainda contribui para a melhora a circulação e produção de glóbulos vermelhos.
A sua forma parece-se com o cérebro humano o que mais uma vez constatamos nas coincidências maravilhosas que encontramos na Natureza, pois a noz é bastante benéfica para o sistema nervoso e atividade intelectual, pois ajudam a melhorar a nossa concentração e para prevenir a osteoporose por ser rica em cálcio.
Deve-se comer pelo menos uma noz por dia!
E estas são algumas das dicas que vos deixo hoje, espero ter sido útil e espero que o tema seja tão interessante para vocês como é para mim. Bom dia de sol para todos! *
Com carinho,
Com carinho,
Une Petite Brunette ♡




